ESTIMATIVAS DO LEASING, FACTORING E RENTING PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

CRESCIMENTO DO FINANCIAMENTO ESPECIALIZADO VOLTA A IMPULSIONAR A ECONOMIA NACIONAL

 

  • Factoring cresce 4,5 por cento;
  • Leasing Mobiliário e Imobiliário com subida de cerca de 4 por cento;
  • Renting regista aumento de 2,2 por cento em valor e queda de 1,7 por cento em nº de viaturas.

 

No primeiro trimestre de 2019, de acordo com as estimativas apresentadas durante o Fórum ALF 2019, os produtos de financiamento especializado voltaram a registar um desempenho positivo e reforçaram a sua importância como instrumento de financiamento da economia nacional.

Os números estimados pela Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) revelam que o setor do Factoring concluiu os primeiros três meses do ano mantendo a tendência de crescimento registada nos períodos anteriores, com as associadas da instituição a tomarem 7,7 mil milhões de euros em faturas, o que representa um aumento de 4,5 por cento face ao primeiro trimestre de 2018.

Este crescimento foi influenciado em grande medida pelo Confirming - vertente em que o Factor efectua o pagamento aos fornecedores do seu cliente, podendo este pagamento também assumir a forma de adiantamento – que registou uma forte expansão de 21,2 por cento, equivalendo a um volume estimado superior a 3 mil milhões de euros.

Na vertente internacional do Factoring, destaca-se, sobretudo, o Factoring de Importação, que granjeou uma subida de 27,2 por cento para os 72,1 milhões de euros. Por sua vez, o Factoring de Exportação totalizou uma produção de mais de mil milhões de euros.

Também no Factoring Doméstico os valores revelam o desenvolvimento do setor, registando uma produção superior a 3,4 mil milhões de euros. Para este total, contribuiu de forma relevante a prestação do Factoring Sem Recurso – em que empresa aderente beneficia do serviço de gestão e cobrança dos créditos, bem como da cobertura dos riscos de insolvência ou incumprimento dos seus devedores, podendo ainda optar pela antecipação de fundos – cuja atividade alcançou quase 2 mil milhões de euros.

As projeções da ALF mostram que também no setor do Leasing se regista um incremento. A Locação Financeira Imobiliária registou um valor total de cerca de 200 milhões de euros, o que equivale a uma subida de 4,1 por cento face ao período homólogo do ano anterior.

Por sua vez, também no Leasing Mobiliário se confirmou uma variação ascendente, tendo aumentado 4 por cento devido à boa prestação do Leasing de Viaturas, com uma produção total de 324,6 milhões de euros, e do Leasing de Equipamentos, que atingiu os 174 milhões de euros.

As estimativas da ALF apontam também para o crescimento do setor do Renting, com uma subida de 2,2 por cento na produção que se fixou em mais de 146,4 milhões de euros, sendo que 123,9 milhões de euros correspondem a viaturas de passageiros e 22,5 milhões a viaturas comerciais. Em termos absolutos, estes valores correspondem a um total de 6.987 de veículos ligeiros de passageiros e comerciais adquiridos no primeiro trimestre de 2019, verificando-se aqui uma descida de 1,7 por cento relativamente ao mesmo período do ano anterior. Esta diminuição do número de viaturas adquiridas deve-se à instabilidade que o WLTP veio trazer e que fez regredir as vendas globais de automóveis novos para níveis de 2016.

Focando as estimativas da frota ativa, as empresas de Renting associadas da ALF registaram níveis de desenvolvimento positivos: com um aumento de 17,1 por cento, o valor contabilístico da frota situou-se nos 1,9 mil milhões de euros, o que equivale a um total de 113.469 viaturas, mais 6,5 por cento do que no período homólogo.

De acordo com Alexandre Ferreira Santos, Presidente da ALF, “em 2019, o setor do financiamento especializado deverá continuar a crescer de forma sustentada, acompanhando o dinamismo da economia portuguesa que prevê uma variação positiva na Formação Bruta de Capital Fixo de 6,8%. O grande desafio é crescer mais que este valor para aumentar o peso dos produtos de crédito especializado no financiamento à economia”.

 

SOBRE A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LEASING, FACTORING E RENTING

Com 35 anos de existência, a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (www.alf.pt) é a associação representativa do setor do financiamento especializado em Portugal. Entre os seus 30 associados encontram-se as principais instituições que exercem Locação Financeira, Factoring e Renting em Portugal.

 

 NOTÍCIAS