EMPRESAS DE RENTING, LEASING E FACTORING COM MAIS DE 20 AÇÕES DE SOLIDARIEDADE

Doações monetárias a hospitais públicos ou cedência de viaturas a organizações de voluntários são algumas das dezenas de iniciativas de apoio à sociedade civil que as instituições que compõem a Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) estão a levar a cabo durante este período de crise pandémica. O objetivo é reforçar estes contributos ao longo dos próximos meses. 

Os tempos difíceis que o mundo enfrenta devido à Pandemia de Covid-19 estão a motivar a proliferação de demonstrações de apoio e a contribuição de recursos por parte das instituições dos setores do Leasing, Factoring e Renting.

Além de moratórias, linhas de crédito, pagamentos antecipados a fornecedores, oferta de seguros para voluntários, entre outras medidas financeiras de apoio à economia, as associadas da ALF estão a desenvolver ações de suporte aos esforços nacionais de combate ao surto epidémico. Dedicadas em especial aos profissionais de saúde na linha da frente, algumas ações passam pela doação de valores monetários para instituições como a Estrutura Hospitalar de Contingência de Lisboa e o Serviço Nacional de Saúde, bem como para diversas unidades hospitalares (Hospital Curry Cabral, Hospital Dona Estefânia e Hospital Pedro Hispano), e ainda adesão a iniciativas de recolha de donativos como a SOS-Coronavírus promovida pela AEP em parceria com a Ordem dos Médicos. Foram ainda doados fundos com o objetivo de colmatar a falta de material hospitalar, de ventiladores e de materiais de proteção, e também para apoiar a investigação do vírus em colaboração com universidades e outros organismos.

O apoio aos grupos mais vulneráveis está também entre as prioridades das associadas da ALF, que efetivaram donativos para organizações como a Academia dos Champs, a ASBIHP – Associação Spina Bifida e Hidrocefalia de Portugal, o Banco Alimentar, a Cruz Vermelha, a Cáritas Arquidiocesana de Évora, o Centro Sagrada Família, a Elo Social ou o FESS (Fundo de Emergência para o Setor Solidário), entre outras.

Para que diversas associações possam continuar a prestar apoio à população em situação de sem-abrigo ou de vulnerabilidade social estão ainda a ser disponibilizadas viaturas por associadas do setor do Renting. Instituições como a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras, a Comunidade Vida e Paz, o Grupo de Voluntários de Ajuda ao Hospital de Santa Maria e a associação Novamente veem assim apoiadas as suas necessidades de mobilidade e logística.

As associadas da ALF colaboraram ainda em campanhas de angariação de fundos de associações como da AMI – "Amigos são para as Ocasiões”, COVID 19 - “Emergência COVID-19 Portugal - É Tempo de Atuar”, na campanha de angariação de fundos “Unidos por Portugal” da SIC Esperança e da Federação Portuguesa de Futebol, bem como na distribuição de materiais, como computadores, a várias organizações sem fins lucrativos e a estudantes em situação económica mais vulnerável. Foram ainda criados Prémios para iniciativas com impacto social, dinamizadas por jovens universitários e outros membros da comunidade académica, neste contexto de pandemia.

ALD Automotive, Arval, Banco Montepio, BNP Paribas Factor, LeasePlan, Millennium BCP, Novo Banco e Santander são as instituições associadas da ALF responsáveis pelas dezenas de ações de solidariedade em desenvolvimento.

 

 NOTÍCIAS